Lançamento: No País de Obama

pais-de-obama

As eleições americanas de 2008 foram pura emoção. Nas primárias, a luta foi entre um candidato negro e uma candidata mulher. O candidato negro levou a melhor, e partiu para a briga com o veterano de guerra. Mais uma vez, o candidato negro se deu bem. Resultado: Barack Obama é o atual presidente dos Estados Unidos.

Enquanto a disputa pela Casa Branca rolava, o repórter da GloboNews e também do jornal O Globo Rodrigo Alvarez embarcou em numa viagem extraordinário. Durante 17 dias, o jornalista percorreu um longo caminho entre São Francisco, na Califórnia, e Nova Orleans, na Louisiana.

Durante a aventura, Rodrigo Alvarez encontrou diversas “figuras”: brancos, negros, muçulmanos, cristãos, mórmons, democratas, republicanos, constitucionalistas, libertários e desempregados… Todos com uma história interesse ou contraditória para contar.

O resultado da jornada de Rodrigo Alvarez é “No País de Obama” (Editora Nova Fronteira). Com esse livro o leitor entende aos poucos, conhecendo cada personagem, que as coisas são mais complexas do que parecem – e, às vezes, mais surpreendentes do que poderíamos imaginar.

No site do livro “No País de Obama” está rolando uma promoção que vai premiar dez felizardos com exemplares do livro. Além disso, também tem o blog do No País de Obama, onde blogueiros com opiniões distintas falarão sobre Obama e os Estados Unidos. O próprio Rodrigo Alvarez postará por lá. Eu recomendo o acesso!

2 Respostas to “Lançamento: No País de Obama”

  1. Roney Belhassof Says:

    Excelente dica de livro! Não tinha ouvido falar nele ainda!

    Para quem acha, como eu, que o mais importante da eleição do Obama não é ele, mas sim a mudança na cultura estadunidense que acabou por elegê-lo esse é um livro essencial!

  2. David Says:

    Caro Rodrigo,

    Parabenizando-o fortemente pelo excelente trabalho, que ainda não acabei de ler, mas comecei ontem e já estou na página 100 (ou seja, de hoje à noite ele não passa…), gostaria de compartilhar alguma passagem da minha última viagem aos EUA.

    Coincidentemente, após sair de San Francisco, passando por Sacramento, Bakersfield, etc., também estive visitando a pequena TONOPAH, dentre outras minúsculas (mesmo) cidades no desértico caminho entre Reno e Las Vegas.

    Realmente acredito que fazemos parte de um seleto grupo de brasileiros que já demos as caras por aquelas paragens, assim como aqueles poucos frenquentadores de Belmont.

    Mas, como diz o meu sogro americano republicano, cheio de sotaque, mesmo já vivendo no Brasil por mais de 40 anos: “Se você for a New York, Miami ou San Francisco, você não conhecerá a essência da América, você tem que ir ao interior para desvendar as verdadeiras realidades do país”.

    Daí a minha surpresa e a razão pela qual pude passear por regiões tão intrigantes e reveladoras…

    Enfim, tal comentário se destina tão somente a RATIFICAR, através do breve relato da minha experiência, a valiosa contribuição da sua obra para a compreensão mais ampla do que realmente significa “A América para os americanos”, emprestando o slogan de Truman.

    Atenciosamente,

    David Tavares de Matos
    Belo Horizonte, Minas Gerais

    P.S.: Gostaria também, se possível, poder compartilhar algumas fotos da viagem… Algum e-mail disponível?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: