O Senhor March – Geraldine Brooks

capa_srmarchOlá, leitores!

Há pouco tempo eu li (e adorei!) O Senhor March (vencedor do Prêmio Pulitzer de Ficção), da Geraldine Brooks. Depois procurei pela web o que as pessoas disseram sobre esse título. Na mosca! Achei vários blogs que falaram sobre O Senhor March.

Eu li um monte de resenhas. Então, resolvi divulgar uma por inteiro e as outras vou deixar em links pra vocês visitarem.

Quem ainda não conhece o belo site do livro O Senhor March, da Geraldine Brooks, clique aqui.

A resenha sobre O Senhor March é da Lili, autora do blog Nossos Romances.

Sinopse

Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana. À medida que o Norte sofre uma série de derrotas inesperadas durante o primeiro ano da guerra, o senhor March se vê obrigado a abandonar a família para defender a causa da União. Essa experiência acaba ocasionando uma mudança brusca em seu casamento e em sua vida, e desafia suas mais profundas crenças. Comovente, este romance muito bem entrelaçado adiciona uma reflexão adulta para o romance otimista de Alcott.

Resenha

Ainda não tive oportunidade de ler o clássico As Mulherzinhas de Louisa May Alcott, mas ví sua adaptação cinematográfica de 1997. Adorei o filme! E sempre tive muita curiosidade em saber o que aconteceu com o senhor March na guerra. E para minha grande surpresa, Geraldine Brooks de forma intimista e numa linguagem quase lírica, narra a sua história!

Apesar do tema, o que realmente mais me chamou a atenção foi a escrita envolvente da autora. Apesar do livro ter mais ação do meio ao fim, fiquei completamente maravilhada com o retrato tão real de seus personagens e cenários. Você pode ler cada frase e sentir como se estivesse alí presente, vivenciando as suas diferentes situações…

March é um homem de altos ideais e sonhos inalcançáveis, sempre tentando agir de forma nobre e idealista. Como um capelão, March dirige serviços religiosos e presta assistência espiritual em corporações militares. Mas, o que ele encontra na guerra não era definitivamente o que esperava… March não imaginava o que era a guerra afinal e foi inevitável as dores da desilusão.

Geraldine Brooks nos dá um vislumbre de alguns aspectos pouco conhecidos da guerra, além do movimento abolicionista, propugnando pela extinção do tráfico e da escravatura dos negros. Não tem como o leitor não se emocionar com a luta de seus personagens pela tão estimada liberdade e também pela paixão na reforma educativa, querendo usufruir os direitos humanos entre todas as raças, sem exceções.

Umas das cenas mais tocantes neste romance envolvem a educação. Onde March é enviado pela União, a propriedade Oak Landing, para iniciar uma escola para os escravos libertados em uma antiga plantação. Cito agora um trecho que o senhor March escreve para sua esposa Marmee de seus alunos:

“Estamos por demais acostumados a julgar a mente de um homem de acordo com sua educação formal; vejo aqui, porém, que há muitas outras medidas. Sem jamais ter tido acesso à instrução dos livros, eles forçosamente desenvolveram outras habilidades. A acuidade visual deles é notável e sua memória, prodigiosa.”

Fiquei encantada com a escrita rica e proficiente de Geraldine Brooks. A autora torna flexível a fronteira entre realidade e imaginação, dando também a cada personagem do romance uma textura diferente e singela. É sem dúvida um romance histórico muito bem pesquisado e cuidado. Recomendo vivamente!

E se você ficou curioso para saber mais sobre o livro, indico o seu site oficial. Lá, você poderá ler o primeiro capítulo e tirar suas próprias conclusões – http://www.osenhormarch.com.br/

Outras resenhas:

É isso, pessoal. Não deixem de conferir as outras opiniões!

2 Respostas to “O Senhor March – Geraldine Brooks”

  1. Bia Says:

    Pois é, eu tb amei esse livro! Em breve lerei Memórias do Livro da mesma autora!

    Bjs

  2. Mariane Says:

    Nossa, no começo não estava gostando do livro, mas depois amei. A autora revela tudo com tanto realismo, é fantástico!!! Hehehe, valeu pela indicação!

    Abraços…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: