De volta à Bienal. Obaaaa!

Ah, a Bienal do Livro. Como é bom chegar lá e ter um dia todo pela frente. Foi isso o que aconteceu na última sexta-feira, passei mais um dia na XIV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Dessa vez cheguei e peguei uma fila. Já fiquei meio inquieto pois na quinta-feira não foi assim. Não que eu seja aquele cara que fura fila, mas se tratando desse evento minha ansiedade é tanta que não aguento esperar muito. É que tenho aquela sensação de que todo segundo é importante, sabe? Pois bem, ticket comprado e lá fui eu desbravar três pavilhões de cultura, sonho, educação, conhecimento e mais um monte de adjetivos que o mundo dos livros tem. “Um país se faz de homens e livros”. Sábio Monteiro Lobato.

A programação está de primeira categoria e é tudo baratinho: você paga apenas a entrada e participa de todas as atividades sem gastar mais nada. Eu participei de um monte e, como eu estava devendo, trouxe várias fotos para mostrar como é bom ir à bienal.

Para as crianças

Já falei que adoro crianças, não falei? Foi tão legal reencontrar aqueles pimpolhos com seus livrinhos nas mãos.

100920092016

O teatro de fantoches estava animado. Deu vontade de sentar ao lado deles e assistir, mas com certeza me achariam meio maluco.  :)

Tão quietinhos. Só assim mesmo!

Os contadores de histórias também conseguiram hipnotizar a garotada. Mas sempre tem uns pestinhas. Reparem nos dois de papo bem na hora da historinha

100920092014

Outra coisa que eles adoraram foi o espaço dos audiobooks. O fone de pelúcia chamou a atenção da criançada.

110920092057

110920092056

100920092009

A Floresta de Livros também é muito legal. Tão legal que até os adultos quiseram ver os livros interativos.

100920091986

100920091992

100920091991

Essas são só algumas das atrações voltadas para os pimpolhos. Quem tiver um, dois ou bocado deles, vá até lá. A diversão é garantida!

Exposição José Olympio

Fui na Exposição José Olympio – O editor e sua Casa. Conheci um pouco mais sobre esse senhor que foi um dos principais editores do século passado, responsável pela publicação das obras de nomes como Gilberto Freyre, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Jorge Amado.

110920092025

110920092029

110920092035

A exposição é repleta de livros antigos, desde romances até livros de caricaturas. Painéis com as maiores personalidades literárias estão espalhadas pelo salão. Logo na entrada tem um ambiente confortável que é uma beleza, onde você pode assistir documentários nota 10.

110920092038

110920092039

110920092027

Essas são algumas fotos da exposição. Não deixe de visitar. É uma aula de cultura e história.

Stand Ediouro

Voltei ao stand da Ediouro na sexta. É tanto livro que eu fico até bobo: “Esse eu já li. Esse também. Esse tô quase acabando”. Mas também tinham muitos exemplares que são novidade, ou seja, fiquei empolgado!

Outra coisa que eu achei duca foi o Guinness Touch. Um painel enorme para a gente interagir com o livro dos recordes. Se você não souber como usar, não se preocupe, um sábio senhor estará por perto para ensinar a mexer.

100920091979

Além da maior Palavra Cruzada, que eu já falei no outro post, tem um super painel de Caça-Palavra. Fiquei um tempo por lá!

100920091973

Quem quiser jogar os joguinhos da Coquetel também pode. No stand tem dois computadores disponíveis para o público.

Livro em Cena

É um espaço na Bienal onde grandes nomes fazem leituras de grandes escritores brasileiros. Assisti Trechos de Gonçalves Dias – “A Canção do Exílio” com Giulia Gam. Toda a programação do Livro em Cena você encontra aqui.

110920092074

É isso, pessoal. A Bienal do Livro continua durante essa semana. Confiram o site. Quem for até lá me conta depois o que achou e tal. Beleza?

Ah, quase que eu esqueço! Olha só que legal o que eu achei: um Passaporte de Leitura!

100920092017

100920092019

Claro que eu comprei! Um só não deu para todas as minhas leituras. Tenho certeza que para vocês também não!🙂

Até a próxima!

Tags: , ,

Deixe uma resposta

